Estesia

Percepção sensação impressão expressão... Somos um pequeno grupo de amigos empenhados em reagir a alguns estímulos; a idéia é registrar uma reação como um flash despretensioso, registro provisório do que, provavelmente, não chegará a conhecer forma mais consistente ou duradora. Um amontoado de esboços que nunca verão arte-final.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

2 meses de vazamentos e...

Hj estou escrevendo para celebrarmos o período de 15 dias sem posts.
Acho que essa data é muito especial para todos nós e, por isso, devemos celebrar.
Para comemorar essa data vou postar aqui minhas impressões sobre fatos que vêm ocorrendo ultimamente e que vem sendo ignorado pelas pessoas.
A primeira coisa que gostaria de comentar é o vazamento de petróleo que vem ocorrendo ao longo do último mês no Golfo do México. É impressionante o fato de a população ignorar sumariamente esse vazamento. Até as notícias nos portais mais importantes são difíceis de se encontrar.
Em geral, as pessoas acreditam que o petróleo boia, então coloquemos os pingos nos "I s": o petróleo é um composto orgânico menos denso que a água, o que o faria flutuar sobre a água. Porém, com a quantidade de petróleo que vem sendo jogado no oceâno e o tempo que ele vem sendo jogado (desde 20 de abril), o petróleo acaba interagindo com a água e forma bolsões de petróleo no fundo do oceano.
O acúmulo de petróleo no fundo dos oceanos e na superfície também afeta a fauna e a flora marítima. Tudo bem que essa é uma frase que "roubei" da mídia, porém o mais importante é tentar entender os por quês, em geral sumariamente ignorados.
Em primeiro lugar tentarei pensar na flora oceânica. Os corais e plantas aquáticas fornecem oxigênio para a água a partir da fotossíntese que, como próprio nome sugere, é a síntese de moléculas usando a luz. Nesse caso a luz do Sol.
Com o petróleo na superfície e se acumulando sobre os corais e plantas, fica impossível receber luz, o que acarreta na falta de produção de oxigênio, o que nos leva a fauna. Como organismos essencialmente aeróbicos, não sobrevivem em ambientes não oxigenados. Isso implica na morte de milhares de animais marinhos que vivem na região, o que impede que as aves locais percam sua proncipal fonte de alimento.
Muitas dessas aves acabam se sujando com o petróleo que está na superfície, além de ficarem com o corpo muito pesado, impossibilitando seu vôo. Com isso temos centenas de aves morrendo afogadas todo o dia. E poderíamos continuar nessa linha de raciocínio indefinidamente, já que não conseguimos dar um jeito na situação.
As bombas de sucção instaladas no ponto de vazamento, conseguem "sugar" 30 litros decada 100 litros jogados no oceano (de acordo com o Jornal Nacional de 24/06/2010).
Naturalmente essa responsabilidade pode ser jogada para frente, falando que a culpa é dos EUA com sua ganância infinita. Também podemos pensar que isso não é um problema nosso e que não devemos nos preocupar. Porém, essa é atitude acomodada que não devemos ter. Quando problemas desse tipo têm repercurssão internacional, são resolvidos rapidamente. Contudo, em um mundo em que todas as pessoas se dizem preocupadas com o meio ambiente, estamos muito omissos.
Pena que não posso atingir grandes massas através do blog (talvez atinja duas pessoas), também não posso ir para os EUA trabalhar nas praias que necessitam, mas posso divulgar essa idéia para pessoas com meu trabalho e com meus amigos. Por isso estou convidando a todos para entrarmos nessa discussão o quanto antes.
Lembremos as pessoas sobre a situação no Golfo do México. Esqueçamos um pouco a Copa do Mundo e lembremos que precisamos da natureza. Certo dia conversando com um grande amigo, comentei com ele nós não estamos destruindo o mundo, pois a natureza sempre dá um jeito de concertar nossos erros, mesmo que fosse eliminando araça humana. Esse meu amigo me respondeu que isso é uma ironia, pois o homem faz parte da natureza. Se a natureza nos elimina, o que está acontecendo é um suicídio.
Pois bem, paremos com isso. Ao menos, tentemos evitar!!!
Abraços e até mais.
(Espero que em menos de quinze dias)

Marcadores: , ,

quinta-feira, 10 de junho de 2010

em memória dos dias idos... quando os amigos ainda tinham tempo pra taças, garrafas e garrafões rs


À garrafa
Contigo adquiro a astúcia
de conter e de conter-me.
Teu estreito gargalo
é uma lição de angústia.

Por translúcida pões
o dentro fora e o fora dentro
para que a forma se cumpra
e o espaço ressoe.

Até que, farta da constante
prisão da forma, saltes
da mão para o chão
e te estilhaces, suicida,

numa explosão
de diamantes.

José Paulo Paes

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ahhhh...Feriado!!!!

Nada mais relaxante que curtir um feriado no final do semestre. Aliás, me corrijo: nada mais relaxante que curtir um feriado.

Quando sabemos que o feriado está chegando, começamos uma contagem regressiva com uma semana de antecedência, ou mais, dependendo do nível de stress.

Mesmo aqueles mais céticos que dizem não se importar com feriados, na realidade elaboram planos mentais do que fazer. Consertar aquele eletrodoméstico quebrado, dar um pulo naquele restaurante que você sempre quis e nunca teve tempo (ou dinheiro) para isso, fazer uma viagem, ou um churrasco...enfim, planos!!!

Não há quem não se anime em saber da chegado de um feriado. Ainda mais aqui no Brasil, em que temos praticamente um feriado por mês. E o melhor de tudo é que por muitas vezes não sabemos que estamos comemorando.

Por exemplo o Carnaval. Uma alegria sem fim, comemorada de acordo com o antigo calendário lunar do cristianismo. Vejam só que data importante: marca o adeus aos prazeres da carne, já que na quarta-feira de cinzas entremos na tão exaltada quaresma.

Isso vem precedido de uma outra data super importante: a Páscoa.

A Páscoa sempre me intrigou por diversos motivos. Primeiro porque sua comemoração me parecia extremamente variável. Porém, depois que aprendi que ela se dá no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar no equinócio da primavera no hemisfério norte, tudo ficou mais claro!!!




Segundo por sua simbologia. Sempre soube que a Páscoa tinha a ver com Jesus, logo ela foi representada por...um coelho??????? Então me explicaram a fertilidade e tudo mais, contando sobre a reprodução rápida do coelho e utilizá-lo como símbolo para nascimento seria ótimo. Para aumetar a importância desse ícone vamos fazê-lo distribuir....ovos???????

Espere um pouco. Coelho coloca ovos? De chocolate? Tamanho 30???????? Assustador....

Porém, superada a Páscoa, chega outro feriado de suma importância nacional: Tiradentes.

Tiradentes Esquartejado - Pedro Americo (1843-1905)

Aposto que dia 21 de abril todo mundo passa o dia fazendo discussões a respeito de como Tiradentes foi importante para a inconfidência mineira. É um assunto possivelmente recorrente em mesas de bar este dia.


Passamos por outros feriados importantíssimos ao longo do ano: Corpus Christis, finados, dia do trabalho, proclamação da república, independência do Brasil, aniversários municipais, dia da padroeira dos municípios, dia da consciência negra (em alguns municípios), natal, dia da padroeira do Brasil (acho que não esqueci nenhum).

O último, por sinal, foi uma surpresa para minha vida, quando descobri que na verdade o dia das crianças não era feriado para homenagear as crianças, mas sim Nossa Senhora Aparecida. Quem diria, não!?

Pois é, meu irmão que se encontra na Índia, conta que lá eles têm quatro feriados por ano, sendo que todos caem em uma quarta-feira. Ou seja, indiano não sabe o que é emendar um feriado*.

Por isso, hoje me dediquei a homenagear essas datas tão importantes e fundamentais para nossa existência. Agora vou indo pois preciso me preparar para celebrar a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. E digo mais: só farei isso porque essa é a primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorreu após o domingo de Pentecostes.

Até logo.

*Quem quiser saber mais sobre a Índia, visite vivendoindia.blogspot.com

Marcadores: , , , , ,