Ahhhh...Feriado!!!!
Quando sabemos que o feriado está chegando, começamos uma contagem regressiva com uma semana de antecedência, ou mais, dependendo do nível de stress.
Mesmo aqueles mais céticos que dizem não se importar com feriados, na realidade elaboram planos mentais do que fazer. Consertar aquele eletrodoméstico quebrado, dar um pulo naquele restaurante que você sempre quis e nunca teve tempo (ou dinheiro) para isso, fazer uma viagem, ou um churrasco...enfim, planos!!!
Não há quem não se anime em saber da chegado de um feriado. Ainda mais aqui no Brasil, em que temos praticamente um feriado por mês. E o melhor de tudo é que por muitas vezes não sabemos que estamos comemorando.
Por exemplo o Carnaval. Uma alegria sem fim, comemorada de acordo com o antigo calendário lunar do cristianismo. Vejam só que data importante: marca o adeus aos prazeres da carne, já que na quarta-feira de cinzas entremos na tão exaltada quaresma.
Isso vem precedido de uma outra data super importante: a Páscoa.
A Páscoa sempre me intrigou por diversos motivos. Primeiro porque sua comemoração me parecia extremamente variável. Porém, depois que aprendi que ela se dá no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar no equinócio da primavera no hemisfério norte, tudo ficou mais claro!!!

Segundo por sua simbologia. Sempre soube que a Páscoa tinha a ver com Jesus, logo ela foi representada por...um coelho??????? Então me explicaram a fertilidade e tudo mais, contando sobre a reprodução rápida do coelho e utilizá-lo como símbolo para nascimento seria ótimo. Para aumetar a importância desse ícone vamos fazê-lo distribuir....ovos???????
Tiradentes Esquartejado - Pedro Americo (1843-1905)
Aposto que dia 21 de abril todo mundo passa o dia fazendo discussões a respeito de como Tiradentes foi importante para a inconfidência mineira. É um assunto possivelmente recorrente em mesas de bar este dia.
Passamos por outros feriados importantíssimos ao longo do ano: Corpus Christis, finados, dia do trabalho, proclamação da república, independência do Brasil, aniversários municipais, dia da padroeira dos municípios, dia da consciência negra (em alguns municípios), natal, dia da padroeira do Brasil (acho que não esqueci nenhum).
O último, por sinal, foi uma surpresa para minha vida, quando descobri que na verdade o dia das crianças não era feriado para homenagear as crianças, mas sim Nossa Senhora Aparecida. Quem diria, não!?
Pois é, meu irmão que se encontra na Índia, conta que lá eles têm quatro feriados por ano, sendo que todos caem em uma quarta-feira. Ou seja, indiano não sabe o que é emendar um feriado*.
Por isso, hoje me dediquei a homenagear essas datas tão importantes e fundamentais para nossa existência. Agora vou indo pois preciso me preparar para celebrar a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. E digo mais: só farei isso porque essa é a primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorreu após o domingo de Pentecostes.
Até logo.
*Quem quiser saber mais sobre a Índia, visite vivendoindia.blogspot.com
Marcadores: carnaval, corpus christis, estesia, Feriado, índia, páscoa
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial