Estesia

Percepção sensação impressão expressão... Somos um pequeno grupo de amigos empenhados em reagir a alguns estímulos; a idéia é registrar uma reação como um flash despretensioso, registro provisório do que, provavelmente, não chegará a conhecer forma mais consistente ou duradora. Um amontoado de esboços que nunca verão arte-final.

terça-feira, 27 de abril de 2010

da beleza e dos jardins




Não é bastante ver que um jardim é bonito sem ter
que acreditar também que há fadas escondidas nele?

A frase acima é de Douglas Adams (1952-2001), autor de The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (o Guia do Mochileiro das Galáxias); originalmente um programa de rádio que depois virou série de livros e depois ainda virou filme. Mas, que sempre manteve seu charme de humor inteligente na boa e velha tradição inglesa. Fundindo no-sense e inteligência. Garantia de boas risadas. Abaixo, o cartaz do filme:




Conheci a frase de Douglas Adams, citada acima, quando da leitura do livro Deus um delírio, de Richard Dawkins. Altamente recomendável. A lembrança deste livro me sugeriu a imagem com que fecho este post. Trata-se de uma imagem de Ida. Provavelmente o fóssil mais famoso da atualidade. Certamente, o que tem despertado mais atenção da mídia, desde sua divulgação e motivado algumas interessantes controvérsias. De qualquer modo, parece que há algum consenso em relação à importância do fóssil. Sobretudo, em decorrência do fato de ter permanecido tão preservado (apesar de sua provável idade – cerca de 47 milhões de anos). Aproximadamente 95% do corpo, incluindo pele e pêlos, além de resquícios alimentares em seu estômago. Bem diferente de outros fósseis de idade avançada, dos quais se encontram apenas alguns poucos resquícios.



Gosto do acaso como Ida caiu num meio que a preservou tão intacta... como que preservada a aguardar nossos olhos perscrutadores que ainda estavam porvir e da maneira peculiar como sua pata-mão parece acenar para nós a desafia nosso olhar e a solicitar um pouco de nossa atenção.



Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial